AGUARDE UM MOMENTO.
APROVEITE PARA RESPIRAR...

TEATRO PARA SE SENTIR MAIS VIVO E ATIVO NA TERCEIRA IDADE

Texto: Antoniele Luciano
Data: 20 de maio de 2014

Assim como em Brasília, projeto de Londrina busca promover a autoestima e o autoconhecimento de idosos por meio da cultura e da socialização

Um palco improvisado e exercícios para o corpo e a voz. Esta é a receita que participantes das oficinas teatrais do grupo Casa das Fases – Núcleo de Arte e História com Senhoras e Senhores, de Londrina, adotaram para se sentir mais ativos. Voltada a ações culturais com pessoas com mais de 60 anos, a companhia está promovendo aulas em Centros de Convivência do Idoso (CCIs) da cidade a partir de recursos do Ministério da Cultura (Minc) e uma parceria com a Secretaria Municipal do Idoso.

O grupo venceu recentemente um edital do Prêmio Asas – Cultura Viva, do Minc, e recebeu R$ 80 mil para realizar o projeto. Além da produção teatral, a iniciativa conta com cineclubes e prevê curso de coral, rádio web e curta metragens sobre a história dos participantes. Os ensaios teatrais começaram em março e já reúnem cerca de 50 pessoas de centros de convivência dos Jardins da Luz e Bandeirantes.

Teatro na Terceira Idade

A cada oficina, os idosos têm a oportunidade de aprender não só técnicas teatrais, mas, sobretudo, de se socializar. “Tem toda uma integração entre eles, até a hora da fofoca”, comenta o diretor do Casa das Fases, João Henrique Bernardi. Ele diz que, embora o projeto seja novo, já é possível visualizar mudanças positivas entre os alunos. Há desde quem descobriu no teatro uma oportunidade para perder a timidez àqueles que fizeram novos amigos. “É como se despertassem para a vida”, pontua.

Foi aos 79 anos que a professora aposentada Maria Napolitana Gonçalves retomou o prazer de fazer teatro, deixado ainda na juventude, quando ela vivia no interior paulista. Inscreveu-se para as oficinas logo que soube da abertura de vagas. “O teatro é muito bom, dá mais firmeza, desenvoltura. Também conheço muita gente nas oficinas, trocamos receitas”, confidencia.

A colega Carmen Mattos é adepta do teatro há 14 anos e, junto com o Casa das Fases, se apresentou em diversos países ao longo deste período. “Quando comecei, achava que não iria dar certo. Mas fui gostando e hoje isso faz parte da minha vida. Tenho 82 anos e não me sinto com essa idade, me sinto útil para ajudar pessoas, mostrar que a vida é boa em qualquer idade”. Os participantes dos CCIs se preparam para apresentar a primeira peça em outubro, na Semana do Idoso.

A Bailacci Academia de Danças é uma das únicas escolas de Brasília que possui aulas de dança e teatro voltada para a terceira idade. Dê uma chance para a sua felicidade! Os professores da nossa escola são altamente qualificados e instruídos para dar toda atenção e carinho para os dançarinos. Nossa estrutura é adequada para lhe oferecer o melhor ensino de dança. Conheça a escola, analise, procure referências, e não se preocupe: garantimos a devolução integral da mensalidade em caso de insatisfação após o primeiro mês de aula. Fazemos isso porque temos certeza de que podemos oferecer o melhor. Clique aqui caso queira fazer um orçamento.

Texto: Antoniele Luciano
Fonte: Gazeta do Povo

Aulas para Terceira Idade? Clique abaixo e conheça nossas turmas!
TABELA DE PREÇOS