AGUARDE UM MOMENTO.
APROVEITE PARA RESPIRAR...

NOVAS MODALIDADES ARTÍSTICAS BENEFICIAM A TERCEIRA IDADE

Texto: Walter Amantéa
Data: 23 de março de 2016

Na melhor idade, dançar também é uma opção na hora de cuidar da mente e do corpo

Muita gente pensa que apenas na infância é que existe a possibilidade de começar a fazer aulas de ballet.

Felizmente, tem-se percebido que esse mito está perdendo força. Já há algum tempo, centenas de academias de dança do Brasil têm aberto turmas específicas para os adultos que querem começar a dançar. O que não se imaginava é que esse movimento um dia iria se estender para a terceira idade.

Nunca houve dúvida com relação aos benefícios da dança quando praticada por crianças e adultos. O ballet, por exemplo, trabalha o corpo de maneira completa, global. Fortalece os músculos sem encurtá-los, trabalha a coordenação motora, o equilíbrio, a postura e a memória, além de trazer benefícios para o sistema cardiorrespiratório. Então, por que não oferecer também aos mais maduros a oportunidade de praticar a atividade?

Bailarinas na Terceira Idade

Nova modalidade de dança beneficia a terceira idade

Idealizadora do Ballet Gold – modalidade voltada especificamente para o público de terceira idade –, a professora e fisioterapeuta Camila Amantéa explica que o ballet, quando adaptado para essa faixa etária, pode desacelerar e em alguns casos até mesmo reverter vários fatores do envelhecimento, como a perda da flexibilidade, a diminuição da agilidade motora, o enrijecimento das articulações, o enfraquecimento dos ossos e a debilitação do sistema cardiorrespiratório. Além disso, segundo ela o fator emocional é também amplamente beneficiado: “Ao perceber que estão acontecendo mudanças positivas no corpo e que até mesmo as atividades do cotidiano são feitas com mais facilidade, elas se sentem muito entusiasmadas”. Adicionalmente, a professora afirma que vestir um collant e colocar uma sapatilha faz com que as alunas entrem numa atmosfera de graça que apenas quem experimenta pode descrever.

Camila Amantéa alerta que o conteúdo das aulas de Ballet Gold é pensado de forma muito específica e adequada para a realidade das alunas. “É muito importante que a técnica seja transmitida da forma correta, pois o corpo nessa fase tem várias limitações e vícios que precisam de toda atenção. Não é simplesmente dar uma aula mais leve”. Entretanto, Camila afirma que é importante que as alunas sejam sempre estimuladas a dar o seu melhor.

Além do ballet clássico

Embora o ballet seja uma ótima opção para as senhoras que querem começar (ou voltar) a dançar, sempre há aquelas que preferem outra linguagem. Pensando nelas, a professora Amanda Zayek também idealizou uma modalidade específica para este público. O VitaDance Gold, modalidade baseada no ATS ® (American Tribal Style), é uma dança de improviso em grupo que agrega elementos da dança do ventre, dança flamenca e dança indiana, usando senhas e formações para estabelecer a comunicação entre as dançarinas.

Amanda explica que “a aula é elaborada com exercícios e movimentos simples e passos de dança curtos e de fácil execução, de modo a exercitar o corpo da maneira mais divertida possível”. Segundo a professora, a modalidade traz todos os benefícios que a dança proporciona aos idosos, priorizando também os conceitos como humildade, conexão, cooperação e respeito.

Bailarinas na Terceira Idade

Teatro: uma atividade para o corpo, mente e espírito

Como uma atividade alternativa à dança, o teatro para a terceira idade é um convite para acordar o lúdico muitas vezes adormecido nesta fase da vida.

O foco da atividade não é formar atores, mas sim proporcionar um ambiente descontraído no qual inspira-se a coletividade, criação de novas amizades, desinibição, expressão do corpo e da mente, além de auxiliar nas questões relativas ao exercício da memória, desenvolvendo o potencial criativo de cada um e o autoconhecimento.

A professora Marjori Moreira, cujo currículo abrange trabalhos com o público mais maduro, explica que "as aulas de teatro são um caminho e um espaço para recriar experiências e também transformá-las através da expressividade, da improvisação, da criação de imagens, do olhar do outro e para o outro, sempre respeitando o tempo e os limites de cada um". Segundo Marjorie, "não existe idade certa para fazer teatro. Nunca é tarde para começar. No teatro o agora é o momento mais importante e único."

Assim como a dança, o teatro é uma atividade que tem a vantagem de ser praticada em conjunto. Marina Palma, psicóloga, destaca a importância das atividades em grupo nessa idade: “Além das melhorias para a saúde e para o corpo, as praticantes recebem todos os benefícios decorrentes do convívio em grupo, como a criação e consolidação de vínculos, sentimento de pertencimento e o fortalecimento de sua autoimagem, diminuindo os sintomas de depressão que, muitas vezes, atingem pessoas nessa fase da vida”. Marina complementa que, pelo caráter mais lúdico, essas atividades tendem a ser mais prazerosas aos idosos do que os exercícios tradicionais.

Dados os inúmeros benefícios do teatro e da dança, fica claro que o público da terceira idade só têm a ganhar com as novas opções que estão surgindo com esse foco. Quem sabe, um dia, seja um costume frequente entrar no mundo das artes aos sessenta anos assim como é hoje entrar aos quatro.

A Bailacci Academia de Danças é uma das únicas escolas de Brasília que possui aulas de dança e teatro voltada para a terceira idade. Dê uma chance para a sua felicidade! Os professores da nossa escola são altamente qualificados e instruídos para dar toda atenção e carinho para os dançarinos. Nossa estrutura é adequada para lhe oferecer o melhor ensino de dança. Conheça a escola, analise, procure referências, e não se preocupe: garantimos a devolução integral da mensalidade em caso de insatisfação após o primeiro mês de aula. Fazemos isso porque temos certeza de que podemos oferecer o melhor. Clique aqui caso queira fazer um orçamento.

Texto: Walter Amantéa
Fonte: Bailacci Academia de Danças

Aulas para Terceira Idade? Clique abaixo e conheça nossas turmas!
TABELA DE PREÇOS