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PILATES PARA BAILARINAS

Texto: Melina Caleffi
Data: 7 de junho de 2012

Pilates é uma técnica corporal de baixo impacto que trabalha de forma consciente a força e o alongamento sem hipertrofia. Envolve uma série de movimentos que devem ser executados de maneira controlada buscando a precisão e a fluência do movimento. Pode ser feito no solo ou em equipamentos.

A prática do Pilates requer atenção à respiração e ao alinhamento corporal. Desta forma, o praticante irá perceber o movimento e ter maior consciência de como deve executá-lo de maneira eficiente e segura. Embora atualmente qualquer pessoa possa praticar Pilates, os bailarinos foram os primeiros à experimentar os benefícios dessa técnica ao longo de décadas.

Joseph Pilates desenvolveu a técnica em 1920 durante a Primeira Guerra Mundial. Ele utilizou molas de colchões, macas e cordas para construir os primeiros equipamentos. Em 1926, Joseph Pilates se mudou para Nova York com sua mulher, Clara, e abriu um estúdio perto do New York City Ballet. Nesta época, ele aprimorou o método e adaptou os movimentos para os bailarinos, afim de melhorar a performance e prevenir lesões. Desta forma, foi possível atingir os objetivos dos bailarinos suprindo suas necessidades de um corpo forte, alongado, flexível e estável.

Bailarina fazendo Pilates

Joseph Pilates enumerou alguns princípios para serem respeitados durante a prática:

  • Controle / Precisão - Pilates incentiva os movimentos exatos, precisa ter qualidade de movimento
  • Estabilização - O corpo é seguramente estabilizado antes de executar as posturas.
  • Centrando - Incentiva o foco mental, que acalma a mente. Todo o movimento é iniciado a partir do tronco, e irradia para as pernas.
  • Respiração - Todos os movimentos estão integrados com a respiração diafragmática profunda.
  • Alinhamento - O corpo está alinhado com a cabeça, pescoço e coluna vertebral até os dedos dos pés.
  • Fluidez - Todos os exercícios são realizados em um estilo fluido e contínuo, ao invés de focar na repetição.
  • Integração - Todos os grupos musculares são integrados ao trabalho, apoiados pelo núcleo.

Benefícios para Bailarinos

Pilates é particularmente benéfico para os bailarinos, pois trabalha o fortalecimento da musculatura estabilizadora do centro através da respiração tridimensional e a consciência de cada seguimento da coluna durante os movimentos. Desta maneira, o alinhamento corporal será mantido facilitando a mobilidade das articulações.

A consciência sobre a importância do trabalho da musculatura estabilizadoras diminui a tensão na região lombar e as lesões nesta área serão evitadas.

A natureza fluida da prática do Pilates promove a economia de energia, garantindo que a musculatura correta trabalhe de forma eficiente. A incorporação deste tipo de treinamento aliado à prática diária da Dança apresenta uma ótima combinação para o treinamento dos bailarinos, como uma série de exercícios inteligentes trabalhando corpo e mente. O trabalho pode ser feito através da resistência suave das molas nos equipamentos ou o trabalho contra a gravidade no solo.

O método Pilates trabalha o fortalecimento de todos os grupos musculares de forma global. Em conjunto com a respiração, enfatiza a estabilização da região lombo pélvica.

A falta de controle do padrão respiratório durante o movimento causa instabilidade, tensionando a região lombar, tendo dores lombares como consequência. Desta forma, é importante que os bailarinos trabalhem o controle do centro através da respiração durante a performance. Assim, o impacto sofrido na região lombar é minimizado.

Bailarinos profissionais e amadores podem se beneficiar da prática do Pilates. A prática regular garante força muscular, flexibilidade, bom alinhamento, controle, precisão dos movimentos e fluência entre eles. A diferença no rendimento e no desenvolvimento da performance é percebida quando o bailarino adere à prática. Portanto, a prática do método é uma ferramenta importante para manter o corpo flexível e tonificado.

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Texto: Melina Caleffi
Fonte: Revista Pilates

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